Trata-se das escolas Unidades 10 e 30, da FPLM, 12 de Outubro, Magoanine “A” e “B”, que cresceram na vertical, passando a ser estabelecimentos de ensino de rés-do-chão e primeiro andar. As obras, que deverão ser entregues ainda este ano, arrancaram nos meados de 2012. Para além da reabilitação e ampliação das infra-estruturas, financiadas através do fundo directo do Governo de Moçambique, está previsto o apetrechamento de 93 salas de aula.
A iniciativa é do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH) e enquadra-se na necessidade de criar melhores condições para os alunos e professores. A ideia é uma tentativa de reaproveitamento dos espaços existentes nas escolas, erguendo edifícios com mais de um andar para acomodar mais alunos e rentabilizar os espaços disponíveis.
Segundo Arlindo Mathombe, chefe da Unidade de Construção e Equipamento Escolar no MEDH, as escolas que estão a ser intervencionadas encontravam-se num estado avançado de degradação.
A fonte disse que algumas obras já estão na fase conclusiva, daí que estão criadas as condições para serem entregues ainda este semestre. Arlindo Mathombe explicou, por exemplo, que na “Unidade 10” a execução do trabalho está acima de 80 por cento, sendo por isso que o ministério pretende entregar a infra-estrutura para ser usada. “A construção desta escola iniciou em Junho de 2012 e estava dividida em tês fases, sendo que a primeira arrancou em Junho e terminou em Maio de 2013. A segunda começou em Agosto de 2014 e será concluída este mês. A terceira etapa será a construção de um campo de futebol, uma biblioteca e uma sala de informática, num trabalho a iniciar ainda este ano”, disse.
fonte: jornalnoticias.co.mz
local: http://infodiario.co/

Không có nhận xét nào:
Đăng nhận xét