Negligência dos pais e encarregados de educação é uma das causas apontadas como estando na origem da situação. Segundo dados apurados pela nossa Reportagem, assiste-se na cidade de Nacala-Porto a um número crescente de crianças que abandonam as casas dos seus progenitores para abraçarem a vida nas ruas, barracas, pretensamente fugindo dos maus tratos que recebem dos familiares.
![]() |
| http://infodiario.co/ |
Locais como os mercados da Faina, Namapa, Mucone, são exemplos vivos onde essa realidade se pode testemunhar à luz do dia, para além de que no período nocturno, algumas dedicam-se à venda do sexo. Algumas destas raparigas, entrevistadas pela nossa reportagem, afirmam que saíram de casa e temiam regressar devido a represálias dos seus pais ou encarregados, por terem apenas perdido alguma moeda a caminho do mercado, onde lhes foi mandado comprar algum produto.
Outras crianças que falaram à nossa reportagem e que se dedicam à lavagem de viaturas numa praça local, disseram no que querem regressar às suas residências para levarem uma vida normal, mas temem que depois desta decisão venham a sofrer represálias e agressões dos “mais velhos”.
Asseveraram que nalgumas vezes os pais têm-se aproveitado do resultado que realizam para exigir que lhes dêem algum valor que estes amealham para suportar algumas despesas caseiras. A realidade em Nacala-Porto indica que vários são os meninos que vivem na rua, passando dias de incerteza, sem que se vislumbre alguma acção para se inverter o cenário.
Importa referir que pouco mais de seis mil crianças das cidades de Nacala-Porto, beneficiam desde o ano passado até 2016, de medidas e acções estruturais visando a prevenção, detecção, reabilitação, integração na sociedade, de vítimas de violência e abuso sexual, num projecto conjunto entre a Save The Children e o Conselho Municipal Local, denominado “Toda Criança é Minha Criança” com uma intervenção financeira da União Europeia, cujos valores não foram avançados.
Trata-se duma plataforma que pretende transformar a sociedade civil em Nacala num actor da causa na criação de melhores condições de vida para as crianças, nas componentes de educação, inserção social, tratamento humano e mais personalizado.
fonte: jornalnoticias.co.mz
Local: http://infodiario.co/

Không có nhận xét nào:
Đăng nhận xét