Thứ Hai, 23 tháng 3, 2015

NUMA DÉCADA EM MOÇAMBIQUE: AMBIENTALISTA ALERTA PARA RISCO DE EXTINÇÃO DE ELEFANTES.

 NUMA DÉCADA EM MOÇAMBIQUE: AMBIENTALISTA ALERTA PARA RISCO DE EXTINÇÃO DE ELEFANTES.

http://infodiario.co/

“A extinção de elefantes na Reserva de Taratibu tem um impacto simbólico muito forte. É um exemplo de uma parcela do nosso território que está a perder mais uma espécie em resultado, principalmente, da caça furtiva. Isto é um alerta para o país e dentro de dez anos podemos ficar sem elefantes”, disse Carlos Serra, citado pela LUSA.
O operador privado da Reserva de Taratibu, no Parque Nacional das Quirimbas, em Cabo Delgado, anunciou esta semana a extinção da população de elefantes, cujo último registo indicava existência de pouco mais de cem animais.
Segundo Carlos Serra, citado pela mesma fonte, os gestores da Reserva de Taratibu vinham reclamando às autoridades de falta de condições há muitos anos, alertando para a possibilidade da extinção da espécie. “Isto aconteceu em apenas uma parcela do parque, mas existem outras que correm o mesmo risco. A pressão que está sendo feita pelos caçadores furtivos no norte de Moçambique é enorme, devido à fronteira com a Tanzania”, disse Carlos Serra.
De acordo com um relatório da Environmental Investigation Agency (EIA), uma organização ambiental internacional que actua em África, entre 2006 a 2013, a Reserva Tanzaniana Selous perdeu mais de 57 mil elefantes devido à caça furtiva.
Para Carlos Serra, Moçambique deve urgentemente adoptar medidas mais eficazes contra a caça furtiva no país, uma vez que se trata de uma questão de soberania. “Esta é uma questão de soberania, em defesa dos nossos recursos faunísticos. Ou adoptamos medidas sérias ou perdemos a guerra contra a caça ilegal”, afirmou o ambientalista.
Moçambique é apontado como um corredor para o contrabando de marfim e de chifres de rinocerontes com destino à Ásia, num negócio que segundo várias organizações ambientalistas é feito com a complacência das autoridades locais.

fonte: jornalnoticias.co.mz

Không có nhận xét nào:

Đăng nhận xét