Intervindo na cerimónia de reconhecimento da Maternidade do Hospital Distrital de Zavala como modelo no atendimento, feito conseguido mercê da satisfação dos requisitos para este título em implementação, em todo país, desde 2013, a Primeira-Dama, congratulou os profissionais dos Serviços Nacionais de Saúde, ao mesmo tempo que instou-os a continuarem a cultivar boas relações com as comunidades na sua nobre tarefa para que aquela unidade sanitária contribua na melhoria do estado de saúde da comunidade.
Isaura Nyusi defendeu, na ocasião, a necessidade da divulgação da informação, junto da população, de todos serviços disponíveis naquela unidade sanitária para que a sociedade usufrua dos cuidados médicos de qualidade. “Que este acto contribua na redução das mortes neo-natais, consolidando não só a eficiência no tratamento das mulheres e crianças, como também melhore as relações entre os profissionais de Saúde com as comunidades locais. Prestem toda a informação necessária, ofereçam todas as oportunidades de atendimento localmente instados e envolvam a comunidade na busca de soluções de todos os problemas que podem surgir”, apelou Isaura Nyusi.
A Primeira-Dama lembrou que a melhor forma de valorizar o esforço do governo, na melhoria das condições de saúde do povo, é colocar ao serviço de todos um atendimento de qualidade necessária, porque, segundo disse, o reconhecimento da categoria de maternidade modelo, foi possível não só pelo bom desempenho dos profissionais de Saúde ali afectos, mas, sobretudo, pelo envolvimento directo das comunidades.
A Maternidade de Quissico, com 123 funcionários, dos quais três médicos, entrou na corrida para a conquista daquele título em Agosto de 2013, quatro anos depois da implementação da estratégia de cuidados humanizados em todo país e, no ano passado, foi apurado para este nível por ter conseguido satisfazer os padrões necessários de atendimento para esta elevação.
A maternidade de Quissico com capacidade de internamento de 34 camas, regista uma média mensal de 120 partos na ordem de três a quatro por dia, chegando a atingir entre 15 e 20 partos por dia no período que vai de Setembro a Outubro de cada ano.
De acordo com o director do Hospital Distrital de Zavala, Carlos Estêvão, a oscilação do número de dos partos, deve-se ao facto de o maior número dos utilizadores daqueles serviços, de acordo com o estudo efectuado, serem de esposas de trabalhadores das minas da África do Sul e, para tal, verifica-se alguma coincidência do tempo de gozo de férias desses mineiros no país, ao tempo que cruzam com as respectivas esposas, dai o relativo sistema sazonal dos partos naquela unidade sanitária.
A iniciativa de maternidade modelo tem como finalidade transformar aquelas unidades em centros de assistência e de docência de qualidade e humanizados de saúde materna e neo-natal e, desta forma, promover uma gestão humanizada e de qualidade às mulheres e seus familiares nos Serviços Nacionais de Saúde. É igualmente objectivo desta iniciativa, promover a humanização das condições de trabalho nos serviços de saúde materno-infantil, prestação de cuidados sanitários durante a assistência pré-natal, ao trabalho do parto e parto, pós-natal e planeamento familiar, que têm como impacto a melhoria da saúde materna e neo-natal e, consequentemente, a redução das mortes de mulheres durante a gravidez e do recém-nascido.
fonte: jornalnoticias.co.mz
local: http://infodiario.co/

Không có nhận xét nào:
Đăng nhận xét