Chủ Nhật, 29 tháng 3, 2015

ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM ÁFRICA TEMA DE CONFERÊNCIA EM MAPUTO.

ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM ÁFRICA TEMA DE CONFERÊNCIA EM MAPUTO.

http://infodiario.co/

A Conferência de Maputo – a quarta do seu género em África – é organizada pelo Centro Africano de Excelência para a Ética da Informação da Universidade de Pretória, em coordenação com o Comité Nacional para a UNESCO em Moçambique. Nele vão participar especialistas de informação e comunicação, académicos, responsáveis políticos e outros agentes activos no domínio das novas tecnologias digitais.
Com o título “Ética da Informação na Prática”, a Conferência de Maputo vai lançar um olhar sobre os desafios de natureza moral e ética despoletados pelo crescente uso das novas TICs em Moçambique e avaliar o conhecimento científico já criado sobre a matéria ao nível do continente, nomeadamente para o ensino da disciplina a diferentes níveis e formulação de políticas e regulamentos adequados.
O presidente do Conselho Superior de Comunicação Social, Tomás Vieira Mário, será o orador principal da conferência, devendo falar sobre a experiência moçambicana dos últimos anos, relativamente a avanços e desafios na ética informativa.
Ética da Informação é uma disciplina descritiva e emancipalista que lida com o estudo das mudanças de comportamento humano, determinadas pelas TICs. Trata-se de um conceito relativamente novo que se desenvolveu como resultado da crescente disponibilidade de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da tecnologia digital no ambiente profissional e na nossa vida quotidiana.
A Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) é a entidade internacional que tem estado na vanguarda do desenvolvimento e disseminação do conceito de Ética da Informação. Uma das estratégias da disseminação do conceito no continente africano consiste na promoção de Conferências Africanas sobre Ética da Informação, reunindo especialistas, académicos e agentes activos no domínio da comunicação para discutir sobre o impacto do uso das TICs modernas no continente e formular uma perspectiva especificamente africana sobre os desafios emergentes destes fenómenos tecnológico e social.
A primeira Conferência Africana sobre o tema teve lugar em Fevereiro de 2007, organizada pela Universidade de Pretória, sob os auspícios da UNESCO e com o patrocínio do Departamento de Comunicações do Governo sul-africano. Duas outras conferências seguiram-se, em Gaberone (Botswana), em 2010, e de novo em Pretória, em 2012, todas focalizadas sobre um mesmo objectivo: debater questões práticas relacionadas com consciencialização sobre ética de informação na prática de usuários de tecnologias digitais, bem como nas opções daqueles que formulam políticas públicas, docentes e formadores.
fonte: jornalnoticias.co.mz

Không có nhận xét nào:

Đăng nhận xét